LTV – Lifetime Value: Quanto seus clientes valem para você?

Life Time Value - GCY Contabilidade
O LTV é um dos melhores cálculos para entender como seus clientes se comportam ao longo do relacionamento entre vocês.

Compartilhe nas redes!

O LTV é um dos melhores cálculos para entender como seus clientes se comportam ao longo do relacionamento entre vocês.

Já pensou em descobrir quanto tempo seu cliente passa consumindo seus produtos e, melhor ainda, quanto costuma gastar durante esse tempo?

Pois é exatamente isso que o Lifetime Value – também conhecido pela sigla LTV – permite que faça. O melhor de tudo: calcular o “valor do tempo de vida do cliente” não é complexo!

Antes de mostrarmos como você pode calcular o LTV, vamos discorrer um pouco mais sobre o que ele significa e o que representa; por que é importante que você aprenda a calculá-lo e, para fechar, como realizar o cálculo. Continue a leitura e entenda!

O que é LTV?

O termo “valor do tempo de vida do cliente” é usado com frequência, mas se trata de uma tradução um tanto simples do termo, chamado Lifetime Value. Para contextualizá-lo melhor, podemos dizer que o objetivo da sigla é descobrir o quanto um cliente contribui para sua empresa e por quanto tempo ele normalmente compra de você.

A métrica é perfeita para responder algumas questões acerca do histórico dos seus clientes, assim como prever seu comportamento. Existem diversos tipos de cálculos e, para começar, vamos te mostrar o mais simples deles ao longo deste artigo.

Por que é importante calcular o Lifetime Value?

Além de ser uma das melhores formas para entender seu cliente, há alguns benefícios diretos em fazer o cálculo. Um deles é descobrir se você pode ou deve investir mais recursos na retenção desses consumidores.

Ele permite, também, que você saiba quais são os tipos de clientes mais valiosos para sua empresa. Nem todos os clientes são iguais, mas descobrir qual grupo mais contribui para o seu negócio fará com que você entenda onde deve investir para maximizar seus resultados.

Como mencionamos anteriormente, existem diversas maneiras de calcular o LTV, umas mais simples e outras mais complexas, que podem requerer a ajuda de um profissional. 

Veja, abaixo, um destes modelos de cálculo. Ele utiliza um cliente por vez.

Como calcular o LTV?

O primeiro passo é escolher um de seus clientes. Pode escolher qualquer um deles, mas começar pelo que mais compra pode ser bem interessante.

O primeiro passo é descobrir o quanto esse cliente gastou nos últimos anos. Em seguida, anote há quantos anos ele compra da sua loja. Agora, multiplique os dois números. Imagine que nosso cliente gastou R$ 6.490,00 no último ano. Ele é cliente da loja há 2 anos.

6490 * 2 = 12980

Agora, subtraia esse total pelo custo de aquisição do cliente. Ou seja, o quanto gastou para que esse cliente viesse a comprar de você. Nesse caso, vamos supor que esse cliente veio por meio de uma campanha de anúncios no Facebook que custou R$ 430,00.

12980 – 430 = 12550

Ou seja, o LTV desse cliente específico é de R$ 12.550. O modelo tem algumas falhas, já que ele considera um cliente estável, que compra com frequência. Por outro lado, é uma maneira de começar a calcular e entender o quanto seus clientes valem pelo tempo que estão comprando do seu negócio.

Você pode repetir o cálculo com outros clientes para, assim, descobrir padrões e grupos específicos de compra.

Gostou do artigo? Então não fique apenas na teoria, comece agora a calcular o LTV! Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, é só entrar em contato conosco e nossos especialistas cuidarão de tudo!

Fonte: Abrir empresa simples

5/5 - (1 voto)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Cnae Prestação De Serviços - GCY Contabilidade

CNAE Prestação de Serviços: Como Escolher Corretamente

CNAE Prestação de Serviços: Como Escolher Corretamente para Evitar Prejuízos Descubra como a escolha errada do CNAE pode impactar negativamente seu negócio. Escolher o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) correto é um dos passos mais importantes para prestadores de

Gestão Financeira Para Prestadores De Serviços (3) - GCY Contabilidade

Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: Dicas Essenciais

Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: Dicas Essenciais para Organizar Suas Finanças e Alavancar Seu Negócio Descubra como um bom controle financeiro pode transformar os resultados do seu negócio e veja como nosso escritório contábil pode ajudar você a alcançar

Emita Notas Fiscais Rápido Guia Para Prestadores De Serviços - GCY Contabilidade

Guia prático para emitir nota fiscal fácil e rápido.

Como Emitir Nota Fiscal para Prestadores de Serviços de Forma Simples e Eficiente? Veja o passo a passo para emitir nota fiscal rapidamente, mantendo seu negócio regularizado e evitando complicações fiscais com dicas práticas. Emitir nota fiscal é essencial para

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O inbound marketing pode ser o queridinho do marketing digital,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top