Documento físico x documento digital: entenda as diferenças

Documento Fisico X Documento Digital Entenda Os Impactos No Dia A Dia Do Seu Negocio Post 1 - GCY Contabilidade
Entenda os principais pontos de diferença entre o documento físico e o digital e de que forma utilizá-los adequadamente na sua empresa

Compartilhe nas redes!

Documento físico X documento digital: saiba quais as diferenças e como elas impactam no seu dia a dia

Entenda os principais pontos de diferença entre o documento físico e o digital e de que forma utilizá-los adequadamente na sua empresa

A rotina de uma empresa é composta por diversas atividades que precisam ser realizadas de forma minuciosa para que tudo esteja em ordem. 

Ou seja, é preciso se atentar aos processos, satisfação dos clientes, concorrência, tendências do mercado e novas tecnologias que vão surgindo e modernizando a forma de gerir um negócio. 

Neste cenário, os documentos digitais se fazem presentes como um recurso de extrema importância, portanto, é essencial entender como funcionam no que se diferenciam dos documentos físicos e de que forma impactam a sua rotina.

Documento físico x documento digital: quais as principais diferenças?

Com o avanço tecnológico, cada vez mais processos têm sido automatizados e diversos documentos têm sido digitalizados, como forma de economizar tempo, recursos e diminuir as agressões ao meio ambiente. 

Dessa forma, é de conhecimento comum a diferença nítida entre um documento que é físico e o que é digital, entretanto, você já pensou em quais são as principais diferenças geradas no dia a dia da sua empresa? 

Para evidenciar isso, vamos falar sobre cada possibilidade de forma individual. 

Documento físico 

Quando falamos do documento físico, trata-se de algo mais tradicional e presente principalmente em empresas com mais anos de mercado. 

Afinal, por muito tempo, notas fiscais, relatórios e tantos outros aspectos eram apenas físicos. 

Entretanto, este tipo de documento gera:

  • Impacto ambiental negativo; 
  • Acúmulo de papéis; 
  • Dificuldade de armazenamento; 
  • Custos com impressora, papel, tintas e afins;
  • Risco maior de perda de documentos; entre outros pontos. 

Sendo assim, por mais que ainda seja utilizado em algumas situações, a migração para o documento digital tende a ganhar cada vez mais força facilitando nos processos da empresa.

Documento digital

Já o documento digital proporciona muito mais facilidade e já é muito mais utilizado do que o documento físico em novas empresas, Startups e afins. 

Isso porque proporciona diversas facilidades, vantagens e soluciona os problemas que evidenciamos anteriormente sobre os documentos físicos.

Por meio do documento digital, é possível:

  • Diminuir o impacto ambiental; 
  • Armazenar na nuvem; 
  • Enviar documentos de forma mais ágil e rápida;
  • Diminuir custos; 
  • Menor risco de perda de documentos; entre outros. 

Devido a tudo isso, até mesmo órgãos como a Receita Federal têm investido cada vez mais nos recursos digitais para entrega de obrigações.

Entenda o impacto no seu dia a dia

Agora que já demos um panorama geral sobre documento físico x documento digital, vamos evidenciar o impacto no seu dia a dia. 

Com os pontos que mencionamos, é possível perceber que o documento digital proporciona muito mais facilidade, porém, é preciso ter as ferramentas necessárias para utilizar este recurso. 

Isso inclui sistemas, bons computadores, nuvem para armazenamento, certificado digital, entre outros.

Conte com quem pode te auxiliar!

Para fazer uso de recursos que podem solucionar problemas e facilitar a sua rotina, é crucial ter o suporte de quem pode te auxiliar. 

Afinal, ainda que os documentos digitais estejam ganhando cada vez mais espaço em relação aos físicos e representem uma grande facilidade, ainda é preciso ter muita atenção com cada detalhe, especialmente no que diz respeito ao cumprimento de obrigações fiscais.

Mas não se preocupe, pois você pode contar conosco para te auxiliar com tudo isto! Basta entrar em contato conosco pelo ícone do WhatsApp agora mesmo!

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Cnae Prestação De Serviços - GCY Contabilidade

CNAE Prestação de Serviços: Como Escolher Corretamente

CNAE Prestação de Serviços: Como Escolher Corretamente para Evitar Prejuízos Descubra como a escolha errada do CNAE pode impactar negativamente seu negócio. Escolher o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) correto é um dos passos mais importantes para prestadores de

Gestão Financeira Para Prestadores De Serviços (3) - GCY Contabilidade

Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: Dicas Essenciais

Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: Dicas Essenciais para Organizar Suas Finanças e Alavancar Seu Negócio Descubra como um bom controle financeiro pode transformar os resultados do seu negócio e veja como nosso escritório contábil pode ajudar você a alcançar

Emita Notas Fiscais Rápido Guia Para Prestadores De Serviços - GCY Contabilidade

Guia prático para emitir nota fiscal fácil e rápido.

Como Emitir Nota Fiscal para Prestadores de Serviços de Forma Simples e Eficiente? Veja o passo a passo para emitir nota fiscal rapidamente, mantendo seu negócio regularizado e evitando complicações fiscais com dicas práticas. Emitir nota fiscal é essencial para

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Proposta que está em tramitação na Câmara autoriza a União…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top